O Poder da Persistência
- Ramlit Navarro
- 29 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

O Soichiro era um estudante japonês pobre. Em 1938, ele sonhava fabricar um anel de segmento e vender para a Toyota. Ele estudava durante o dia e a noite afundava em graxa até os cotovelos, trabalhando em seu projeto. Gastou o pouco dinheiro que guardava, mas não concluiu o trabalho.
Ele tinha uma ideia. Empenhou as joias da esposa para conseguir arcar com despesas do projeto.
Finalmente, depois de anos de sacrifício, projetou o anel de segmento. Tinha certeza que a Toyota compraria. Logo partiu para vendê-lo, mas foi rejeitado. Ao voltar à escola, sofreu humilhação dos professores e colegas. Disseram-lhe que era um tolo por tentar vender algo tão absurdo.
Ele ficou frustrado? Com certeza. Sentiu-se quebrado? Pode apostar que sim. Ele desistiu? Não.
Ele passou os dois anos seguintes buscando melhorar o anel de segmento. E mais dois anos depois, finalizou seu projeto. E partiu para vender novamente.
E a Toyota comprou? Sim, até que enfim!!!
O Soichiro logo pensou em construir sua fábrica e precisava de concreto, mas o Japão preparava-se para a Segunda Guerra Mundial. Não havia material disponível. Tudo indicava que o sonho do Soichiro iria morrer. Como construir uma fábrica sem o material necessário?
Ele desistiu? De jeito nenhum.
Em vez disso, reuniu um grupo de amigos para buscar solução. Eles trabalharam 24 horas por dia durante semanas até descobrirem uma nova maneira de fabricar concreto. E eles construíram a fábrica para começar a produção dos anéis de segmento.
E sabe o que aconteceu depois?
Durante a guerra, os Estados Unidos bombardearam sua fábrica. O Soichiro perdeu praticamente tudo. E o que ele fez?
Mandou todos os empregados para correr atrás dos aviões abatidos e pegar os tanques de combustível.
Por que?
Porque para ele, os tanques eram matérias-primas para o processo de produção. Eram materiais que não podiam ser encontrados em qualquer lugar no Japão. E com eles construiu sua fábrica novamente.
Tudo indicava que a produção seria um sucesso.
Mais tarde, um terremoto derrubou sua fábrica. Restou uma opção para o Soichiro. Vendeu sua operação à Toyota.
A guerra acabou, mas o Japão se encontrava num caos. Havia escassez de recursos em todo o país. Era quase impossível comprar gasolina.
O Soichiro nem tinha como ir de carro ao mercado e comprar comida para a família. E fez a si mesmo estas perguntas: “Como posso alimentar minha família? Qual é a outra forma de chegar ao mercado?”
E lembrou-se de um pequeno motor que possuía, com tamanho suficiente para encaixa-lo em sua bicicleta. O Soichiro o usava para ir e voltar do mercado.
Logo seus amigos pediram que ele fabricasse um veículo igual. Fabricava tantas bicicletas motorizadas, que não havia mais motores para tanta demanda. E novamente, Soichiro decidiu construir uma nova fábrica, a fim de produzir os motores para bicicletas. Mas ele não tinha dinheiro e o Japão atravessava uma crise profunda.
E agora?
Ele decidiu escrever uma carta para todos os proprietários de lojas de bicicleta no Japão e apresentou uma solução para o país se movimentar de novo. Sua fabricação de bicicleta motorizada barata ajudaria as pessoas chegarem a seu destino. Sua ideia era solicitar um investimento. E alguns proprietários gostaram da ideia e investiram no seu projeto.
E depois ele virou um sucesso instantâneo. Todos achavam que ele era um homem de sorte pela genialidade. Ficou famoso no Japão como um imperador. Ganhou muitos prêmios pela ideia brilhante. Certo?
Não, errado!!! Nada disso aconteceu.
A bicicleta motorizada era muito grande e pesada e poucos japoneses compraram-na. O projeto fracassou!!!
E Soichiro desistiu? Nem pensar.
Mais uma vez, ele procurou entender o que não funcionava e modificou o seu projeto. Em vez de desistir, ele decidiu tornar seu veículo menor e mais leve. E continuou adaptando às necessidades do mercado.

O sonho do Soichiro tornou-se uma empresa que hoje fabrica não somente motocicletas, mas também automóveis. No ano retrasado, a Honda empregou 215.638 funcionários e teve receita anual de U$ 138.25 bilhões.
Esta é a história do Sr. Soichiro Honda, o inventor da primeira bicicleta motorizada e o fundador da Honda Motor Company.

"O sucesso representa aquele 1% de seu trabalho que resulta dos 99% que são chamados de fracassos." - Soichiro Honda
*Ramlit Navarro, Coach de Inteligência Espiritual (11-981242723)
Comments